Skip to main content
Vila Nova de Gaia – Circuitos

Pelas Palavras de José Rentes de Carvalho

Explore a alma de Vila Nova de Gaia com José Rentes de Carvalho!

Em Gaia emerge um herói literário: José Rentes de Carvalho. Este distinto escritor e observador da vida, conhecido pelas suas incríveis obras literárias, desvenda os segredos e as profundezas desta cidade encantadora, revelando-a ao mundo com um toque de poesia e um traço de realidade.

Com vistas deslumbrantes do Rio Douro, Gaia, serve como tela para as palavras meticulosas de José Rentes de Carvalho. Cada rua conta uma história, cada casa entoa os ecos do passado. José Rentes de Carvalho transpõe a essência das pessoas e lugares imortalizando-os nas suas obras.

Conheça o autor e descubra alguns dos locais de Gaia que José Rentes de Carvalho aborda ao longo da sua obra!

Conheça Gaia pelo olhar e vivências do autor gaiaense

Para José Rentes de Carvalho, Vila Nova de Gaia não é apenas uma cidade; é uma sinfonia de emoções, um universo vibrante de experiências, um lugar verdadeiramente especial!

Convidamo-lo a conhecer a nossa cidade através dos olhos e vivências do autor José Rentes de Carvalho. Deixe-se envolver pelas histórias, pelos lugares que descreve e pelas emoções que compartilha. Descubra a magia da cidade, o encanto e a beleza das nossas tradições.

Conheça o autor

José Rentes de Carvalho

Nascido em Gaia, em 1930, José Rentes de Carvalho é um reconhecido escritor. Viveu até 1945 no nosso território. Após abandonar o Portugal por motivos políticos, residiu no Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque e Paris.

No ano de 1956, passou a viver na cidade de Amesterdão, tendo sido aí que se licenciou e partilhou a riqueza da literatura portuguesa através do ensino. Com uma vasta coleção de obras de ficção, ensaios, crónicas e diários publicadas em Portugal e nos Países Baixos, recebeu vários prémios como o Grande Prémio de Literatura Biográfica APE com o livro “Tempo Contado”, em 2011.

José Rentes de Carvalho divide o seu tempo entre os Países Baixos e Portugal! Apesar de ter saído de Gaia com apenas 15 anos, este não esquece a nossa incrível terra, escrevendo, frequentemente, sobre Portugal e Vila Nova de Gaia nas suas obras.

“Deus criou o mundo em Vila Nova de Gaia, numa tarde quente de maio de 1930”
     – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Ernestina é um romance autobiográfico de José Rentes de Carvalho – mas não é um diário, nem a representação fidedigna da sua vida, mas sim a que este via pelas ruas onde passara, pela calçada do cais de Gaia, pela janela da sua casa – um olhar pela sua vida e da sua família entre os anos 1930 e 1950, uma narração das vivências entre Trás-os-Montes e Vila Nova de Gaia. A sua mãe Ernestina é a protagonista desta incrível obra literária.

Locais a visitar

1. Capela do Senhor da Pedra

Aproveite a viagem! Conheça e explore a Capela do Senhor da Pedra que se eleva junto do oceano.

Entre os rochedos da Praia de Miramar, surge a Capela do Senhor da Pedra. Este edifício octogonal que se eleva junto ao oceano atlântico é um tesouro do nosso território! Lugar de culto e fé, festejos e romarias, a sua distinta localização cativa os olhares dos curiosos.

“Histórias de festejos e romarias não me interessavam; nem as das curas milagrosas que tinham acontecido na capela do Senhor da Pedra” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

2. Escola de Santa Marinha

Conheça a escola primária onde o pai de José Rentes de Carvalho estudou!

Localizada na freguesia de Santa Marinha, na atual Rua de Cândido dos Reis, antigamente Palhacinhas, a Escola de Santa Marinha, era em tempos a escola primária onde o pai de Rentes de Carvalho andou.

“Quando em 1916 a família se mudou para Vila Nova de Gaia, para casa onde eu viria a nascer, ele aos sete anos já fumava, era o terror da escola de Santa Marinha, nela ganharia fama por rachar a cabeça da professora com um tinteiro, saltando depois do primeiro andar para a rua sem ter quebrado os ossos.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

3. Rua Direita

Deixe sua curiosidade guiá-lo. Desvende-a e deixe-se inspirar pela maravilha e pelo mistério!

A Rua Direita, conhecida como a Calçada de Vila Nova, é hoje a famosa Rua Cândido dos Reis, que atualmente reflete a autenticidade gaiense. Esta rua tradicional e de uma atmosfera vibrante, foi palco da vida de José Rentes de Carvalho e da sua família!

“Foram pela margem a gozar a serenidade do domingo de Abril e entraram no tasco que ainda existe na esquina do cais com o largo onde começa a Rua Direita.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

 

Locais a visitar

4. Rua da Barroca

Aventure-se e descubra os segredos em cada esquina desta rua à beira do rio.

Esta rua localizada nas freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, oferece uma vista imperdível sobre a traça tradicional da arquitetura gaiense e das caves que guardam o reconhecido vinho do Porto. Foi aqui, na Rua da Barroca, que o tio de Rentes de Carvalho esteve desmaiado, a sorte… é que estava perto de casa!

“Apressaram-se a agarrá-lo para que não caísse desfalecido e estenderam-no num banco. Como o sangue não parava, enquanto alguns corriam a chamar o médico e os pais, os outros embrulharam-no num cobertor e, pegando nele ao colo, levaram-no para casa, que era ali a dois passos na Rua da Barroca.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

5- Zona Piscatória da Afurada

Visite e conheça a Afurada, uma aldeia piscatória onde o tempo parece seguir um ritmo diferente e onde o perfume salgado do mar se mistura com histórias antigas e o trabalho dos pescadores.

Esta comunidade piscatória, ficou conhecida como o centro do pescado em Vila Nova de Gaia, com a pesca da sardinha, sável e lampreia. Atualmente, é uma localidade que respira tradição e cultura, as ruas enchem-se com o cheiro do peixe a assar, das vozes das nossas gentes e das cores vibrantes das casas!

“A cheia ainda durou uma semana e ele pouco tempo depois foi promovido e passou a chefiar o posto da Afurada, nesta altura uma aldeia de pescadores pobres, agachada atrás das dunas que a abrigavam das fúrias do oceano.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

6 - Serra do Pilar, Convento Corpus Christi e Quinta de Campo Belo

Aventura-se e descubra as criações arquitetónicas mais emblemáticas de Gaia!

Na Serra do Pilar encontra o Mosteiro, um dos ex-líbris do nosso território e elemento que integra a área classificada pela UNESCO como Património Mundial desde 1996. O Mosteiro da Serra do Pilar distingue-se pela sua monumentalidade e pela sua planta redonda!

Junto ao rio Douro, poderá visitar o Convento Corpus Christi, um verdadeiro exemplar da arquitetura do estilo barroco, construído no século XIV, como convento da Ordem Dominicana, descrito por José Rentes de Carvalho como o Convento das Freiras.

Localizado na Rua do Rei Ramiro, a Quinta de Campo Belo apresenta uma riqueza e diversidade de estilos arquitetónicos, desde o quatrocentista ao rococó é composta por um solar e imensos jardins que o envolvem. A densa mata que envolve a quinta é secular, tinha-se acesso a esta através do majestoso jardim barroco.

“Na margem sul, a nossa, a trajetória dos olhos era breve: começava na igreja redonda da Serra do Pilar, descia para os telhados dos armazéns de vinho, o convento das freiras, e ia parar nas árvores seculares da quinta de Campo Belo.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

7 - Monte dos Judeus

Percorra as ruas do centro histórico e deixe-se hipnotizar pelo ambiente místico.

Este bairro no Centro Histórico de Gaia, entre a Rua Serpa Pinto, a Rua da Carvalhosa e a das Azenhas, foi em tempos a antiga judiaria gaiense. O Monte dos Judeus era onde se situava a casa onde nasceu e viveu o escritor José Rentes de Carvalho.

“Foi vasto como um mundo, mas aos meus olhos de hoje o largo onde nasci – o Monte dos Judeus na boca do povo – é um espaço diminuto ao cimo de uma tosca e tortuosa escadaria medieval.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

8 - Cais de Gaia e Praia de Lavadores

Aproveite cada minuto e conheça locais surpreendentes para desfrutar de momentos de lazer e convívio!

O Cais de Gaia é uma agradável área junto do rio Douro repleta de restaurantes, esplanadas, bares, e claro… as caves que reservam o vinho do Porto. Este é um dos locais mais históricos de Vila Nova de Gaia que se foi desenvolvendo ao longo do tempo com a chegada do vinho. Antigamente conhecida como Cais das Freiras, é hoje um espaço de excelência para usufruir de momentos de lazer e convívio! Bem próximo, situa-se a Praia de Lavadores que marca o início a norte da vasta costa atlântica de Vila Nova de Gaia. Um local que nos brinca com um cenário notável, onde os rochedos protegem o nosso território das ondas do oceano. Um lugar imperdível que merece a sua visita!

“O senhor Miguel, que era eletricista e às vezes banqueiro dum caíque que tinha no cais das Freiras, disse que não era preciso ir a Lavadores, ao Canidelo, a praia nenhuma: banhos de mar tomavam-se ali mesmo no rio, quando a maré enchia.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

9 - Rua Serpa Pinto

Visite a Rua Serpa Pinto e desfrute da paisagem sobre o Rio Douro!

A Calçada das Freiras dá acesso ao incrível Cais de Gaia… não conhece esta rua de Gaia?
Atualmente, esta é a Rua Serpa Pinto que se abre sobre o rio Douro numa descida impressionante.

“Depois fomos ambos rua abaixo, a minha mão bem presa na sua, e quando virámos para a Calçada das Freiras, pareceu-me incrível o que via: o rio espraiava-se como um mar, dalgumas casas só espontavam chaminés, a água cobria até meio as paredes do convento”. – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

10 - Igreja de Santa Marinha

A igreja quinhentista remonta ao século XIV e foi reconstruída em 1745 com desenho do reconhecido arquiteto Nicolau Nasoni.

Localizada no coração do cais de Gaia, envolvida pelas imensas caves de vinho do Porto, a Igreja de Santa Marinha merece a sua visita!

“O caíque passou pelos armazéns de vinho e pela igreja de Santa Marinha, onde o adro estava coberto de água.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

11 - Festa dos Mareantes

Deixe-se envolver e encantar pela cultura e pelas tradições gaienses!

No mês de janeiro acontece em Vila Nova de Gaia a celebração a S. Gonçalo acompanhado de São Cristóvão e São Roque num pomposo desfile pelas nossas ruas. A comunidade gaiense sai para festejar, ouvem-se os bombos das várias associações locais, e entre elas os “Mareantes do Rio Douro”. Visite a festa de São Gonçalo onde os mareantes passam em alegria!

“Um mês depois era a Festa dos Mareantes, que para mim na infância tinha sido tétrica e fonte de pesadelos. […] Seguiam-se então os Mareantes, a rufar em dezenas de tambores de todos os tamanhos num barulho de ensurdecer, e por fim um mar de gente.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998

Locais a visitar

12 - Solar Condes de Resende

Conheça a verdadeira coleção dedicada ao escritor de Gaia!

A primeira referência a este espaço remonta ao ano de 1042, construído na época medieval, o Solar Condes de Resende está localizado em Canelas. Uma casa outrora residencial, oferece uma diversidade de espaços para explorar, desde os românticos jardins às salas repletas de arte e história. Neste espaço, poderá ver ainda, o primeiro computador de José Rentes de Carvalho e algumas das suas máquinas de escrever!

O busto de José Rentes de Carvalho, encontra-se à entrada do Solar, e neste está citado:
“Deus criou o mundo em Vila Nova de Gaia, numa tarde quente de Maio, em 1930.” – José Rentes de Carvalho, in Ernestina, 1998