Vila Nova de Gaia – Circuitos
Be one of Us
As nossas gentes são a verdadeira essência de Gaia, e é a conviver com a comunidade local que poderá sentir a autenticidade da vida gaiense! Esteja atento à forma como falamos, aos gestos que fazemos, e venha descobrir os nossos segredos… Já imaginou o que significa saborear um “fino” fresquinho, enquanto troca “bitaites” com os amigos?
Visite-nos e conheça a essência de Vila Nova de Gaia através do convívio com os locais! Descubra os espaços onde a comunidade se junta e onde se pode respirar a vibrante cultura gaiense.
Sinta-se um de nós durante a sua visita!
Be one of Us. Vai um desafio?
As expressões são exemplos da cultura de uma comunidade… e Gaia não é exceção! Tente identificar algumas destas durante a sua visita:
- Fino – cerveja de pressão servida num copo alto e estreito;
- Bitaites – opiniões e comentários sobre um assunto;
- Meu amor – forma carinhosa de tratar um desconhecido.
- Alapar – sentar-se;
- Comer o caco – confundir alguém;
- Laurear a pevide – passear sem preocupações;
- Molete – um pão pequeno;
- Encher a mula – comer muito, saciar a fome;
- Cimbalino – café expresso;
- Pingo – café com leite;
- Meia de Leite – café com leite servido numa chávena grande;
- Camioneta – Autocarro.
Agora que conhece algumas das nossas expressões, tente usá-las no seu dia-a-dia em Vila Nova de Gaia, mergulhe na nossa cultura!
Os mercados e as feiras que fazem parte do nosso quotidiano
Por todo o nosso território encontra locais onde a comunidade gaiense se junta e convive! Diga-se que faz parte do nosso ADN. Nestes espaços pode-se comprar os mais diversos produtos, desde os frescos como frutas, legumes, carne e peixe até às roupas e utensílios de cozinha.
Mas mais do que espaços de compras, estes representam uma das melhores formas de “colocar a conversa em dia”. Saber as novidades da cidade, falar das notícias da atualidade ou apenas falar de forma animada para nos entretermos é algo que adoramos quando percorremos os mercados e as feiras de Gaia.
Por este motivo, afirmamos que ao visitar estes espaços irá viver de perto a verdadeira essência dos gaienses e desvendar os segredos da nossa cultura.
Mas onde será recebido de forma acolhedora e calorosa?
Sugerimos 3 sítios que não pode perder!
Mercados e Feiras
1. Mercado da Beira-Rio
O Mercado da Beira-Rio é um verdadeiro local de partilha e convivência, seja com a simples compra de produtos frescos, como os legumes e as frutas ou num momento entre amigos com um belo vinho e uma estupenda tábua de enchidos… É aqui que se pode ouvir as histórias da cidade, contadas por quem a conhece melhor. É aqui que se pode aprender sobre as tradições e os costumes locais. É aqui que se pode sentir a alma de Gaia.
Este edifício construído em 1904, é uma pérola de Gaia… aqui irá perder-se entre as vozes das nossas gentes e os sabores da cozinha portuguesa! Dica: Teste os seus conhecimentos e peça um “molete” ou simplesmente sente-se e “encha a mula”.
Mercados e Feiras
2. Mercado da Afurada
Em terra de pescadores, o Mercado da Afurada é o sítio ideal para comprar um peixe fresquinho! Aqui, poderá ouvir expressões como “Meu amor, olhó peixinho fresco” ou trocar uns “bitaites” sobre os temas da sociedade com as nossas gentes.
Este mercado foi inaugurado em 1937, e foi completamente renovado em 2017. É um edifício amplo e moderno, com cerca de 1.000 metros quadrados de área, onde os cheiros dos produtos invadem o espaço, as vozes da comunidade ecoam no mercado… O Mercado da Afurada é um local imperdível para quem visita a Gaia!
Mercados e Feiras
3. Feira dos Carvalhos
Está de visita a Gaia? É uma quarta-feira? Nem sabe a sorte que tem!
A Feira dos Carvalhos é uma das mais antigas e a mais importante feira popular que existe em Gaia. É já tradição reservar a quarta-feira para irmos fazer as nossas compras ou simplesmente “irmos laurear a pevide”. Se falar com qualquer gaiense verá que as suas recordações sobre a Feira dos Carvalhos remonta à sua infância.
Quando aqui chegar, por certo, ficará surpreendido com a dimensão. São ruas enormes de comerciantes locais, vendendo fruta, louça, roupas, calçado… O difícil será encontrar algo que aqui não exista.
Em poucos minutos, sentir-se-á já parte deste ambiente. Os pregões dos comerciantes vão entoar-lhe no coração. Porque aqui, não se vende apenas, aqui a satisfação do freguês (cliente) é mais importante. Aqui, o olhar e o sorriso são as moedas de troca nos momentos de profunda amizade.
Se, por acaso, não tiver a sorte de estar em Gaia numa quarta-feira, não desespere! Temos outras feiras em que também poderá deixar-se envolver, como as Feiras de Canidelo, Arcozelo ou Vilar de Andorinho (que decorrem aos domingos de manhã), a Feira de Vilar do Paraíso (terças-feiras, quintas-feiras e sábados 07h00|13h00) ou a Feira da Afurada (sábados de manhã).
Temos (imensas!!) festas e romarias ao longo do ano
Algo que rapidamente irá perceber é que, em Gaia, adoramos celebrar a vida! Por esse motivo, temos várias festas e romarias ao longo do ano! São momentos de convívio onde TODOS são bem-vindos! Quando estiver de visita a Gaia, junte-se a nós e seja feliz! Aliás, nas festas, quantos mais melhor, não é verdade?
Seja no início do ano com a festa de São Gonçalo e São Cristóvão ou em junho no São João, nestas festividades que celebram a religião e a fé… e o simples convívio da comunidade… poderá experienciar a cultura gaiense e as tradições dos locais!
Não sabe por onde começar? Não se preocupe, destacamos 3 festas que não poderá (mesmo!) perder!
Festas e romarias religiosas
1. São João
Esta festa celebra o São João, mas é um verdadeiro evento de caráter popular! Acontece de 23 para 24 de junho... e é nessa noite que as ruas ganham vida com as vozes da comunidade, com os aromas da sardinha assada e do alho-porro, e com o som dos martelinhos.
São milhares de pessoas que se juntam nas ruas apenas para se divertirem. A noite tem o seu ponto alto, quando à meia-noite se inicia o fogo de artifício. Uma autêntica obra-prima que pinta a noite de cores alegres, vivas e que encantam os olhos de quem, nas ruas, assiste. É um espetáculo que nos provoca sentimentos, que nos emociona (por vezes), que nos faz ficar, simplesmente, deslumbrados.
Mas a festa não para aí! No dia 24, feriado municipal, acontece a empolgante regata dos Barcos Rabelos, Uma ocasião que une tradição e alegria, oferecendo uma experiência única aos que a vivenciam!
Festas e romarias religiosas
2. São Pedro da Afurada
Em honra do padroeiro da comunidade piscatória da Afurada, celebra-se a Festa de São Pedro da Afurada. Esta magnífica festa realiza-se no dia 29 de junho e no 1º domingo de julho, a celebração vai muito além das cerimónias religiosas! Aqui… a festa é para todos os sentidos!
O cheiro da sardinha assada e o sabor da deliciosa Broa de Avintes enchem o ar, enquanto o céu se ilumina com um espetáculo de fogo de artifício. E o auge desta festa? A emocionante procissão que leva imagens de santas e santos em tamanho real pelas ruas da Afurada. São, também, inúmeras as referências ao mundo piscatório, como as redes de pesca, não tivéssemos nós numa das mais importantes zonas piscatórias de Gaia!
Um evento único, a não perder em que participam milhares de gaienses!
Festas e romarias religiosas
3. São Gonçalo e São Cristóvão
Em Gaia, começamos o ano a celebrar! Todos os anos, no primeiro domingo após o dia 10 de janeiro, celebramos o São Gonçalo!
É um dia incrível, em que o São Gonçalo, acompanhado pelo São Cristóvão e São Roque, desfilam pelas ruas, acompanhados pelo rufar dos tambores que marcam o ritmo do percurso e anunciam a chegada, fazendo com que as pessoas se reúnam nas ruas, para expressar o seu amor de forma calorosa!
Os tambores começam a “trabalhar” bem cedo, neste dia! Os desfiles de tambores seguem em direção à Igreja de Mafamude (onde ao final do dia há o momento alto) e são precisos percorrer vários quilómetros até lá.
O incentivo? Bem, além da tradição e do orgulho em participar em algo tão importante para a nossa comunidade, as pessoas que fazem ouvir-se os tambores a metros de distância são “apoiados” a viva voz, pelas pessoas que os recebem nas ruas, com o cântico “E ele é nosso. É, é, é!”.
Vai uma aposta? Ao final de 5 minutos, irá sentir vontade de se envolver nesta fantástica celebração e quando der por si, já estará a gritar a plenos pulmões “E ele é nosso! É, é, é”.
Festas e romarias religiosas
E porque adoramos festas, deixamos mais 3 sugestões que não pode perder!
Senhor da Pedra (na foto)
Este evento de devoção tem lugar nas areias das praias de Miramar, junto à emblemática Capela do Senhor da Pedra. A data desta incrível celebração é flexível, começando sempre no domingo da Santíssima Trindade e na terça-feira seguinte realiza-se a majestosa procissão em honra do Senhor da Pedra.
Senhora da Saúde
A Festa da Nossa Senhora da Saúde realiza-se no Monte Murado na freguesia de Pedroso, no lugar dos Carvalhos. Esta reúne centenas de fiéis que aqui acorrem para cumprirem as suas promessas e rezarem. Esta realiza-se normalmente no mês de agosto, tendo o ponto alto no dia 15 de agosto.
Senhora Das Neves
A celebração em honra da Nossa Senhora das Neves realiza-se na freguesia de Sandim, por norma no início do mês de agosto, atraindo milhares de visitantes não só para as celebrações religiosas, mas também para os concertos. O auge da Festa da Nossa Senhora das Neves é a procissão de velas que acontece no sábado, repleta de andores e acompanhada por bandas filarmónicas.
Celebrar o passado, a cultura e gastronomia gaiense
Vila Nova de Gaia respira história e cultura…
Além das festas religiosas que acontecem no nosso território, existem outras festividades que nos remetem ao passado e outras que celebram a cultura gastronómica e musical gaiense!
Sugerimos 3 destas festas que tem mesmo de experimentar (mas saiba que há muitas mais. Como lhe dissemos, em Gaia, adoramos festas!).
Festividades locais
1. Vilar Medieval
A Feira “Vilar Medieval” é um dos nossos melhores segredos! É daquelas hidden gems que irá adorar!
Realiza-se no mês de junho, na freguesia de Vilar de Andorinho. É uma feira medieval pequenina, mas que tem uma atmosfera incrível que o fará abstrair-se de tudo o resto. Prove as iguarias que as várias tasquinhas preparam, onde não faltam as sandes de porco no espeto, as bifanas ou o tradicional Caldo Verde.
Assista às várias atuações de teatro de rua, aos concertos de música medieval, aos espetáculos, aos assaltos ao castelo…. Muitas razões para guardar, pelo menos, um dia da sua viagem para conhecer tudo!
Festividades locais
2. Festa da Broa de Avintes
Durante os primeiros dias do mês de setembro, a incrível vila de Avintes ganha uma nova vida com a celebração da tão aguardada Festa da Broa, que se realiza junto à Praia do Areinho de Avintes.
A gastronomia tradicional é o foco desta festa e aqui terá vários espaços onde poderá provar alguns dos pratos mais identitários do nosso território e, também, poderá assistir a concertos de música tradicional portuguesa.
Acredite que após uns minutos a escutar a nossa música lhe crescerá a vontade de dar “pezinho de dança”! Deixe a timidez de lado e junte-se ao baile!
Festividades locais
3. Feira das Nozes
A Feira das Nozes ou Feira de São Mateus realiza-se na localidade de Arnelas, junto ao Rio Douro.
Esta feira decorre junto da margem esquerda do rio Douro, na véspera do Dia de São Mateus, que se celebra a 21 de setembro. Marca a despedida do verão, despertando os sentidos para os elementos outonais.
Este evento remonta ao reinado de D. João V, pois em tempos esta pequena localização foi porto do rio Douro.
Aqui, as nozes são a figura principal! Acredite, provar aqui uma noz tem um sabor diferente de todas as outras que já experimentou.