Skip to main content
Vila Nova de Gaia – Circuitos

Be natural

Por favor, não visite Gaia a “correr”. Acredite! Pode até conseguir visitar muitas coisas, mas só quando sentir que está a perder a noção do tempo irá, verdadeiramente, abraçar a verdadeira essência do nosso território.

Certamente já sabe que em Gaia temos excelentes praias, que as nossas Caves de Vinho do Porto são pontos de paragem obrigatória, que temos monumentos que o vão transportar numa viagem pela história (como os Mosteiros de Pedroso ou de Grijó), que os gaienses são pessoas que valem a pena conhecer…

Mas sabia que os nossos espaços naturais são imperdíveis? Desde reservas naturais até aos incríveis parques verdes e áreas de lazer, Gaia revela-se como um verdadeiro paraíso para todos aqueles que anseiam por vivenciar momentos de serenidade entre paisagens deslumbrantes.

As horas vão parar quando explorar estes lugares. Quando der largas à sua curiosidade. Quando se deixar envolver por toda a envolvente natural. Aí ser-lhe-á oferecida uma fuga revigorante do ritmo acelerado da vida urbana.

Explore a fauna e flora de Gaia

Se tem um interesse fervoroso pela vida selvagem e biodiversidade (ou é apenas uma pessoa curiosa), Gaia proporciona uma série de pontos de visita que lhe irão conquistar o coração.

E o melhor de tudo é que são espaços family-friendly, com atividades para todos e que, certamente, irão conquistar os sorrisos dos mais jovens, que os vão ensinar coisas novas.

Viajar e Aprender, uma combinação perfeita. Para tal, tem de incluir estes 5 elementos no seu roteiro!

Be natural - Explore a fauna e flora de Gaia

1. Parque Biológico de Gaia

Um tesouro natural a ser descoberto no coração de Vila Nova de Gaia.

Quando aqui chegar (não se assuste com o dinossauro que irá encontrar e que normalmente faz as delícias dos mais jovens) sinta a tranquilidade da natureza e mergulhe na experiência de um ambiente que toca o coração e a alma, num espaço situado na freguesia de Avintes, a cerca de 15 minutos do centro da cidade.

Ao percorrer os percursos do Parque Biológico de Gaia, encontrará os habitats das criaturas que aqui residem e que, calorosamente, partilham o seu mundo connosco, proporcionando um vislumbre íntimo da vida selvagem, permitindo que nos aproximemos da natureza de uma maneira única.

Esta experiência será mais do que uma mera visita, será um momento para se conectar com a natureza, para respirar ar puro, para se emocionar e para criar memórias que se vão perpetuar.

Be natural - Explore a fauna e flora de Gaia

2. Reserva Natural Local do Estuário do Rio Douro

Aqui, a vida desdobra-se em toda a sua diversidade. Próximo da vila piscatória da Afurada, a Reserva Natural do Estuário do Rio Douro é um abrigo para inúmeras espécies e milhares de aves migradoras ligadas aos ecossistemas estuarinos, que encontram proteção nas suas margens.

Se é dos que se delicia a observar aves, saiba que aqui é o seu ponto de paragem obrigatório! Os passadiços suspensos que partem do centro interpretativo oferecem uma oportunidade para explorar livremente a área. Estendendo-se até dois observatórios, um deles voltado para o sapal e o outro a poucas centenas de metros, você pode desfrutar de vistas deslumbrantes.

A Reserva Natural Local do Estuário do Rio Douro não é apenas um lugar para explorar, mas também para se inspirar. Aqui, a simplicidade e a beleza da natureza abrem os sentidos e convidam à contemplação. A natureza é a sua sala de aula, e as lições que aprenderá aqui permanecerão consigo para sempre.

Be natural - Explore a fauna e flora de Gaia

3. Estação Litoral da Aguda

A Estação Litoral da Aguda é um verdadeiro paraíso costeiro que aguarda por exploradores curiosos e amantes da vida marinha. Situada nas margens do Atlântico (Praia da Aguda, uma pequena aldeia piscatória, na freguesia de Arcozelo), garante uma experiência emocionante e educativa, para todas as idades, onde as maravilhas do oceano se revelam diante dos seus olhos.

Aqui encontrará três atrações num único espaço: um museu de pesca que exibe ferramentas antigas e modernas; um aquário que apresenta a vida aquática da região; e um departamento de pesquisa e educação dedicado à ecologia marinha e aquicultura.

Desde os mais jovens exploradores aos curiosos adultos, todos podem encontrar algo para se apaixonar. Prepare-se para uma experiência que o levará a um mundo subaquático vibrante e fascinante.

Be natural - Explore a fauna e flora de Gaia

4. Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia

Situado num cenário pitoresco em Vila Nova de Gaia (Miramar), este centro oferece uma oportunidade única para explorar, aprender e se inspirar na beleza natural que nos rodeia.

Aqui, encontrará um espaço dedicado a aprender sobre os ecossistemas locais, a vida selvagem e a importância da conservação. Este é um espaço onde a aprendizagem transcende a idade.

Desde as crianças curiosas até aos adultos ávidos por conhecimento, todos encontrarão atividades que despertam o interesse e a paixão pela natureza.

Be natural - Explore a fauna e flora de Gaia

5. Parque das Dunas de Aguda

Antes deste parque existir, o acesso à praia fazia-se de forma desordenada e os estragos na duna estavam à vista de todos. Decidimos agir, em prol da conservação do incrível ecossistema dunar, criando o Parque das Dunas de Aguda.

Aqui, podemos observar um ecossistema dinâmico que é o lar de uma miríade de espécies de plantas e animais, cada uma adaptada à vida nas condições únicas das dunas.

O Parque das Dunas de Aguda não é apenas um lugar de beleza, mas também de aprendizagem. Aqui estando, visite o Centro Interpretativo, um edifício pequeno, mas que incluí uma incrível coleção de conchas e um conjunto de painéis devidamente ilustrados que apoiam os visitantes.

Surpreenda-se nos parques verdes de Gaia

Aqui, cada respirar é um presente e cada passo é um convite para se desligar e recarregar energias. Momentos de total descontração que, acredite, vai adorar quando estiver de visita.

Mas mais importante que tudo, não visite os nossos parques verdes a correr (a menos que essa seja mesmo a sua intenção – se é, então tem de ler o nosso roteiro Be Active).

Mas caso não seja… Deixe tempo no seu plano de viagens para os explorar. Permita-se descansar. Feche os olhos e inspire. Sente-se e contemple a paisagem. Leia. Ouça o chilrear dos pássaros. Aventure-se. Desafie-se. Brinque com as crianças. Sorria. É nestes pequenos momentos que a vida (e as viagens) ganham uma nova dimensão.

São várias as razões para percorrer os Parques Verdes de Gaia. E, também, são várias as opções. Por isso, não se fique por apenas um!

Be natural - Surpreenda-se nos parques verdes de Gaia

1. Parque Botânico do Castelo

No interior do nosso território encontrará ainda mais espaços onde a natureza é protagonista! Mais propriamente em Crestuma, pode visitar o Parque Botânico do Castelo.

A disposição deste espaço verde é peculiar, pois assenta em socalcos. Quanto mais sobe, mais a paisagem sobre o Rio Douro o irá encantar. É um daqueles casos em irá aplicar a expressão “o esforço compensou”.

Longe de tudo, o Parque Botânico do Castelo é um verdadeiro paraíso para os entusiastas da natureza e da botânica.

Be natural - Surpreenda-se nos parques verdes de Gaia

2. Jardim do Morro

O mais conhecido de todos talvez seja o Jardim do Morro, junto à Ponte Luís I. Depois de uma reabilitação feita nos últimos anos, este espaço tornou-se um dos espaços mais trendy de Gaia (e talvez mesmo de Portugal).

As vistas panorâmicas deslumbrantes do majestoso Rio Douro e da cidade do Porto é algo que encanta por quem cá passa e que testemunham a beleza da paisagem urbana e fluvial.

Muitas pessoas deixam-se ficar até ao pôr-do-sol. Aqui sentado, sentirá que a sua vida calma, o ritmo da viagem vai desacelerar e render-se-á à beleza do momento.

Ao cair da noite, as luzes cintilantes da cidade criam um cenário mágico, perfeito para um momento romântico ou simplesmente para apreciar a grandeza da vida.

Uma dica extra: Se é daqueles que gosta de se exercitar, mas não de forma intensiva, o Parque da Ponte Maria Pia – Fitness Park é a sua cara! Fica a menos de 10 minutos a pé do Jardim do Morro e é um espaço incrível e sereno.

Be natural - Surpreenda-se nos parques verdes de Gaia

3. Parque do Monte Murado

Se procura um local para refletir, meditar ou simplesmente desfrutar da paz da natureza, o Parque do Monte Murado, é o cenário perfeito.

No topo deste monte irá encontrar a Capela de Nossa Senhora da Saúde que é um dos lugares de culto mais importantes da nossa cidade! Toda a envolvente do espaço proporciona momentos de relaxamento absoluto, quer pretenda “apenas” caminhar, quer queira fazer atividades de mindfulness.

Mas saiba que este também é um dos melhores lugares para se estar em família e fazer piqueniques. São várias as mesas de pedra que irá encontrar!

Provavelmente encontrará várias pessoas a jogar “à sueca”. Se é daquelas pessoas que não deixa escapar um bom jogo de cartas, então é o momento de se desafiar contra estes experientes jogadores!

Próximo daqui, também recomendamos uma visita ao Parque verde das Corgas, em Seixezelo, perfeito para uma pausa.

Be natural - Surpreenda-se nos parques verdes de Gaia

4. Parque da Quinta do Conde das Devesas

Ainda não se identificou com nenhuma destas sugestões? Saiba que temos ainda mais opções! Que acha do Parque da Quinta do Conde das Devesas? Há poucos anos o Município de Gaia transformou os jardins envolventes ao Solar do Conde das Devesas num parque aberto ao público, mesmo no centro de Gaia. Desde então, as pessoas que o visitam ficam surpreendidas! E com razão!

Um cenário pitoresco com jardins repletos de camélias, árvores de origens exóticas, lagos e até mesmo uma encantadora gruta.

Contudo, são mesmo as camélias que fazem as delícias de visitantes de todo o mundo. Entre as numerosas variedades, destacam-se algumas de origem portuguesa, como a Camões, que exibe uma delicada combinação de tons rosa e branco; a Duque de Loulé, adornada com as mesmas cores; e a Conde da Torre, cujas pétalas levemente frisadas são inteiramente brancas.

Ao percorrer estes caminhos será transportado para épocas passadas, quando esta terra era um local de encontros nobres e inspiração artística.

Be natural - Surpreenda-se nos parques verdes de Gaia

5. Parque Municipal da Lavandeira

Não pode deixar de parte do seu plano de viagem o nosso Parque da Cidade, o Parque Municipal da Lavandeira, que se situa em Oliveira do Douro, a 10 minutos do Jardim do Morro. Há vários transportes públicos até aqui.

Quando aqui entrar, será saudado pelo aroma fresco da vegetação e pela serenidade do ambiente. Este espaço verde oferece uma fuga revigorante do ritmo agitado da vida urbana. Com espaços relvados perfeitos para piqueniques, áreas sombreadas para descansar e percursos para explorar, é o local ideal para um momento de tranquilidade e contemplação.

Tem crianças? Então visitar o Parque da Lavandeira é ponto de paragem obrigatório! Aqui existe um espaço incrível que faz as delícias dos mais pequenos, inspirado na obra de Júlio Verne, “A Volta ao Mundo em 80 dias”, e que tem como ponto de partida a grande moral desta história: “os nossos sonhos realizam-se quando embarcamos num veículo feito de persistência e coragem”.

 

Dica extra: Outro espaço que recomendamos para que tem crianças é o Parque de São Caetano, localizado em Vilar do Paraíso, que oferece aos seus visitantes um cenário rural e uma área verdejante, com uma pista de karting e espaços dedicados a atividades ao ar livre.