Be Active

Cycling in Gaia

Percursos cicláveis

Suba numa bicicleta e pedale à descoberta daquilo que de melhor o nosso território tem!

Dispomos de percursos e ciclovias que permitem uma deslocação suave e ativa pelo território! Mas fique descansado, para pedalar nos percursos que lhe propomos não precisa de ter a preparação de Pogacar, Vingegaard ou de João Almeida, são percursos acessíveis a todos.

Seja em família (pais com filhos ou avós com netos), sozinho, ou enquanto ciclista (amador, semi ou mesmo profissional), Vila Nova de Gaia dispõe de  ciclovias que lhe permitem conhecer o nosso território com total liberdade sobre duas rodas ao seu próprio ritmo 

Chegue mais rápido

Bem sabemos que a palmilhar é que se descobre um destino mas sobre duas rodas a deslizar pelas ciclovias conseguirá chegar mais rapidamente aos pontos de interesse.

Mantenha-se ativo

Com a brisa no rosto, ao seu ritmo, irá descobrir Gaia enquanto pedala. Uma óptima forma de se exercitar nas férias enquanto parte à descoberta.

Seja sustentável

Quem precisa de carro quando temos pernas e duas rodas? Aproveite este meio de transporte tão bom para si quanto para o ambiente que o rodeia.

1. Ciclovia da Marginal da Afurada

Venha pedalar entre a tradição e a contemporaneidade com paragem obrigatória numa importante Reserva Natural.

Com início no cais de Gaia, a Ciclovia da Marginal da Afurada desenrola-se junto ao Rio Douro, passa pelo estaleiro naval e por baixo da majestosa ponte da Arrábida. 

Continue a pedalar até chegar à intocada e tradicional aldeia de pescadores da Afurada, onde o característico cheiro a peixe assado desvendará de imediato que está no caminho certo! A azáfama desta comunidade é notória: do antigo lavadouro onde, ainda hoje, se lavam as roupas à mão, ao surpreendente conjunto de estendais artesanais (que lembram coloridas instalações artísticas) onde são deixadas roupas a secar ao sabor da brisa. Esta é a essência das gentes da Afurada, que se mistura e se funde com a contemporaneidade da marina e das esplanadas que irá encontrar mais à frente no percurso. 

Faça depois uma pausa neste passeio para desfrutar da tranquilidade da Reserva Natural do Estuário do Douro, “casa” de uma fauna diversa e impressionante. São inúmeros os “amigos emplumados” à sua espera, uns que lá moram permanentemente e outros que vão chegando em bandos, com as estações do ano. Pare, observe, respire fundo…  

Antes de regressar ao ponto de partida, “estacione” a sua bicicleta e recupere energias num dos restaurantes típicos da Afurada e delicie-se com o peixe do dia.

Percurso
Linear
Início
????
Fim
????
Distância
20 km

2. Pista da Orla Marítima

Sabia que este percurso integra uma das mais importantes rotas do ciclismo europeu que atravessam todo o continente? Trata-se da Euro Velo e a rota Portuguesa estende-se por toda a costa.

É onde o rio se funde com o oceano, na praia do Cabedelo (logo após a Ciclovia da Marginal da Afurada) que começa mais um incrível conjunto de ciclovias que percorrem, quase em linha reta, o imenso litoral gaiense. Estas ciclovias, que podem ser vistas como uma só, levam-no de praia em praia sobre duas rodas. A cada pedalada irá surpreender-se com as paisagens de excelência que a proximidade com o mar nos reserva!

Não deixe de parar para se hidratar num dos inúmeros bares e restaurantes que encontrará neste percurso. Locais públicos para se sentar, com vista para o horizonte marítimo, também não faltam!

São 20Km lineares para percorrer de bicicleta e que terminam na Praia da Granja, a famosa praia dos livros de Sophia de Mello Breyner. Mas se for um ciclista com mais experiência e ainda se sentir com pedalada para mais, continue até ao município vizinho, Espinho. Pode regressar a pedalar ou de comboio!

Percurso
Linear
Início
????
Fim
????
Distância
20 km